Pérolas de Sabedoria

terça-feira, novembro 01, 2005

ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS


Havia um pai que morava com as suas duas jovens filhas, meninas muito curiosas e inteligentes. Elas faziam-lhe sempre muitas perguntas. Algumas ele sabia responder, outras não fazia a mínima idéia da resposta.
Como pretendia oferecer a melhor educação às suas filhas, enviou -as para passar as férias com um velho sábio que morava no alto de uma colina. Este, por sua vez, respondia a todas as perguntas sem hesitar. Já muito impacientes com essa situação, pois constataram que o tal velho era realmente sábio, resolveram inventar uma pergunta que o sábio não saberia responder. Passaram-se alguns dias e uma das meninas apareceu com uma linda borboleta azul e exclamou para a sua irmã:- Dessa vez o sábio não vai saber a resposta!
- O que vais fazer? - perguntou a outra menina.
- Tenho uma borboleta azul nas minhas mãos. Vou perguntar ao sábio se a borboleta está viva ou morta. Se ele disser que ela está morta, vou abrir as minhas mãos e deixá-la voar para o céu. Se ele disser que ela está viva,vou apertá-la rapidamente, esmagá-la e assim matá-la. Como consequência, qualquer resposta que o velho nos der vai estar errada.
As duas meninas, como se vê, não estavam interessadas em aprender e somente desejavam diversão fácil...
Foram, então, ao encontro do sábio, que se encontrava a meditar sob um eucalipto na montanha. A menina aproximou-se e perguntou:- Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me sábio, ela está viva ou morta?
Calmamente o sábio sorriu e respondeu:- Depende de ti... ela está nas tuas mãos.

Assim é a nossa vida, é o nosso presente e o nosso futuro. Não devemos culpar ninguém porque algo deu errado. O insucesso é apenas uma oportunidade de se começar novamente com mais inteligência. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos ou não. A nossa vida está nas nossas mãos - como uma borboleta azul.

7 Comments:

  • Carlinha,

    como sempre, adorei este texto.
    E, de facto, somos nós que fazemos o nosso destino.....
    Um grande beijo

    By Blogger Porquê?, at terça-feira, novembro 01, 2005  

  • Carlinha

    Há quem acredite no destino, mas acho que somos nós que o fazemos, por isso se formos infelizes ou se fizermos escolhas de vida erradas nunca devemos culpar ninguém; nós somos os unicos culpados.

    Beijinhos

    By Blogger Lis57, at terça-feira, novembro 01, 2005  

  • Ter consciência dos nossos erros, aprender com eles e com "os sábios" com que nos vamos cruzando. O dia de amanhã está em grande medida, de facto, nas nossas mãos.

    By Blogger Rui, at quinta-feira, novembro 03, 2005  

  • E como numa história de Fadas e com Feitiços Pirlimpimpim ...
    Assim Tudo rapidamente aconteceu, pelas 11 h 45 m ...

    Querem saber mais?
    Visitem o meu Blog ...

    Mil Bjks da matilde

    By Blogger Miguel, at quinta-feira, novembro 03, 2005  

  • Olá Carlinha,

    Mais um texto muito bonito relacionado com a forma como vivemos...
    Eu não só acho que a vida está nas nossas mãos , assim como acho que a nossa vida são as nossas mãos mesmo...
    beijinhos

    By Blogger pensamentos, at domingo, novembro 06, 2005  

  • Quer surpreender alguem? Visite-nos, escolha, mande-nos um e-mail e... a pessoa que quer surpreender receberá na morada por si indicada o respectivo presente!

    By Blogger Perola Granito, at domingo, novembro 06, 2005  

  • Querida Carlinha,
    Este, para mim é dos melhores textos que já li...
    Esta é mesmo a minha opinião... a nossa vida está nas nossas mãos... só nós podemos decidir perante o que a realidade nos apresenta...
    Tenho plena consciência que, na minha vida, nem sempre decidi da melhor maneira... umas vezes por má avaliação do real outras por pura distracção... mas também tenho plena consciência que por esses erros pagarei e... acima de tudo emendados ou não... a tempo ou não... não os quero esquecer para nunca mais os repetir...
    A nossa vida só de nós depende...

    By Blogger Visible Silence, at quinta-feira, novembro 10, 2005  

Enviar um comentário

<< Home