Pérolas de Sabedoria

domingo, setembro 25, 2005

ROSA E ESPINHOS


Um homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente e, antes que ela desabrochasse, ele examinou-a. Ele viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou, "Como pode uma bela flor vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?" Triste por este pensamento, recusou-se a regar a rosa, e, antes que estivesse pronta para desabrochar, ela morreu. Assim é com muitas pessoas. Dentro de cada alma há uma rosa. Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos. Nós desesperamo-nos, achamos que nada de bom pode vir de nosso interior. Nós recusamo-nos a regar o bem dentro de nós, e, consequentemente, isso morre. Nós nunca percebemos o nosso potencial. Algumas pessoas não vêem a rosa dentro delas mesmas; alguém mais deve mostrá-la a elas. Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas. Esta é a característica do amor -olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas. Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajudá-la a perceber que ela pode superar as suas aparentes imperfeições. Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa, elas superarão os seus próprios espinhos. Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes.

E vocês? Conseguem ver as rosas ou só reparam nos espinhos?

14 Comments:

  • Carlinha

    Como já é habiual no teu «cantinho», mais um belo texto, mais uma lição de vida.
    Geralmente consigo abstrair-me dos espinhos e ver só rosas ou botões de rosa. Mas há certas pessoas cujos espinhos são muito intensos e conseguem ferir-nos com eles. Esses espinhos nunca os aceito e essas pessoas «morrem» para mim.

    Beijinhos
    Boa semana

    By Blogger Lis57, at segunda-feira, setembro 26, 2005  

  • Estava mesmo a precisar de ler isto. Obrigado.

    By Blogger Pat, at segunda-feira, setembro 26, 2005  

  • Olá carlinha,

    Eu cá olho primeiro para os espinhos,
    para ver se são aguçados...
    Se forem, nem quero ver mais nada...rrsss...

    Beijinho

    By Blogger pensamentos, at segunda-feira, setembro 26, 2005  

  • Eu tento sempre ver o que de melhor há nos outros e, por vezes, esforço-me para não dar muita importância aos seus espinhos... Mas existem pessoas cujos espinhos são demasiados e por isso não me cativam. Há certas características para as quais eu não consigo ter qualquer tolerância!
    Quanto aos meus espinhos... reparo neles todos os dias! E todos os dias tento que se tornem cada vez mais pequenos, mais insignificantes... significa que consigo evoluir interiormente, de forma positiva!
    Beijoquinhas

    By Blogger Gina A., at terça-feira, setembro 27, 2005  

  • É bem verdade, há certas coisas que, parecendo simples, temos tendência para esquecer, para não ligar. Ver para além do aparente vai sendo cada vez mais uma delas.

    By Blogger Rui, at quarta-feira, setembro 28, 2005  

  • Olá Carlinha:
    Mais um pedaço de céu, neste cantinho tão belo.
    Eu geralmente consigo ver primeiro as rosas, e só mais tarde perceber que essa rosa tambem tem espinhos. Essa atitude, por vezes tráz-me dissabores, porque só olhei para a rosa e os espinhos picam-me no coração.
    Beijinhos
    Anita

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, setembro 28, 2005  

  • Carlinha,
    Mais um texto fenomenal...
    Eu sou daquelas pessoas que nunca se acreditam que existem espinhos... vejo sempre a beleza da rosa. Por isso me "espeto" tantas vezes nos espinhos da vida.
    Mas não é pela dôr que fecho os olhos... sei que a vida tem mais rosas do que espinhos... e que os espinhos também nos ensinam...
    Espero-te no meu cantinho.
    Beijinhos

    By Blogger Visible Silence, at quinta-feira, setembro 29, 2005  

  • Olá Carlinha!

    Mais uma vez um bom tema num texto mt bem escrito.
    Comentando o teu post e referindo-me a mim e dando a minha opinião, eu pessoalmente consigo não só ver os espinhos como tb as coisas boas que tenho (a tendencia é sermos sp mt modestos), acho que só assim nos conseguimos valorizar-nos nos momentos piores da nossa vida, se assim não for será mais dificil levantarmos a cabeça.´
    Qt aos outros há que saber valorizar as rosas que há dentro delas e só dp encontrar os espinhos, pois assim será mais facil lidar com os espinhos. Enfim....é um optimo tema este que colocaste aqui.

    Deixo um beijinho para ti

    Gonçalo

    No Rasto das Ondas

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, setembro 30, 2005  

  • Carlinha,
    À minha volta eu não vejo rosas, muito menos com espinhos.
    À minha volta só encontro bonzais, que não têm espinhos, e dos quais eu trato todos os dias com o maior dos carinhos e dedicação.
    Bom domingo.
    Bjs.

    By Blogger Å®t Øf £övë, at sábado, outubro 01, 2005  

  • ""Não seja melhor que o outro,seja melhor para o outro""

    By Anonymous Ademias, at segunda-feira, fevereiro 21, 2011  

  • as rosa de espinho som limda sao como os espinho da nossa vida tem vez emquado a jente se espinha pra jente aprende ama a jente mesmo que doi uma rosa ferida

    By Anonymous uma rosa ferida, at quinta-feira, março 29, 2012  

  • o meu cravo so ver os epinho mais nao ver a rosa ferida que esta ao lado dele a rosa que esta despedasada e muito ferida

    By Anonymous diss a rosa ferida, at quinta-feira, março 29, 2012  

  • A raso esta muito triste porque ocravo esta traindo muito muito triste eu nao sei o que vazer ele fala que e mentira a rosa esta emdepresao me ajuda porque esta desseperada a sua petula esta caido e muchando por causa do cravo?

    By Anonymous rosa ferida, at sábado, abril 07, 2012  

  • a rosa e uma mulher desesperada por causa do cravo deichou muito triste e maguoada

    By Anonymous rosa ferida, at sábado, abril 07, 2012  

Enviar um comentário

<< Home