Pérolas de Sabedoria

terça-feira, outubro 04, 2005

CASTELO DE AREIA


Num dia de Verão estive a observar duas crianças a brincar na praia. Elas trabalhavam muito, a construir um castelo de areia, com torres, passarelas e passagens internas. Quando estavam quase a acabar, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo o castelo a um monte de areia e espuma. Achei que, depois de tanto esforço e cuidado, as crianças iriam chorar. Mas tive uma surpresa! Em vez de chorarem, correram pela praia, fugindo da água, rindo de mãos dadas e começaram a construir outro castelo. Compreendi que tinha acabado de aprender uma grande lição!
Gastamos muito tempo da nossa vida a construir alguma coisa e, mais cedo ou mais tarde, uma onda poderá vir e destruir tudo o que levamos tanto tempo para construir. Mas quando isso acontecer, se isso acontecer, somente aquele que tem as mãos de alguém para segurar, será capaz de sorrir!!!

"Só o que permanece é a amizade, o amor e o carinho... O resto é feito de areia!"

11 Comments:

  • Adorei esta história! Prova o que é realmente importante... as crianças não choraram nem lamentaram aquilo que tinham perdido, ficaram, sim, felizes por estarem juntas e poderem começar tudo de novo...
    Beijo grande

    By Blogger Gina A., at terça-feira, outubro 04, 2005  

  • Por coincidência escrevi hoje no meu blog, que a única coisa que tenho para dar ao meu filho, por nascer, é o céu com as suas cores de fim de tarde.
    Talvez ensinar-lhe também toda a magia de um castelo de areia pois nele se pode entender o valor daquilo que permanece.

    By Blogger Jane & Cia, at terça-feira, outubro 04, 2005  

  • E ainda há quem pense que não temos muito a prender com as crianças...
    Bjito

    By Blogger aos meus olhos, at quarta-feira, outubro 05, 2005  

  • Oi Carlinha,

    Mais uma bonita história que partilhas por aqui...

    Mas às vezes o amor e as amizades são como os castelos de areia...

    Beijinho e bom feriado

    By Blogger pensamentos, at quarta-feira, outubro 05, 2005  

  • Ólá minha querida,
    Os teus textos encantam-me e fazem-me sempre pensar. São grandes lições de vida.Realmente o unico sentimento que fica para sempre connosco é a AMIZADE. Até o próprio amor acaba e transforma-se em amizade.

    By Blogger Lis57, at quinta-feira, outubro 06, 2005  

  • Olá Carlinha,
    adoro os teus textos, têm sempre muito "sumo"!
    Infelizmente, a vida já me ensinou que tudo é passageiro (amores, casmentos, marido, mulher, enfim...) por isso devemos mesmo dar valor aos nosos amigos, sabermos estimá-los e contribuir também para a sua felicidade pois nos momentos menos bons das nossas vidas é aos verdadeiros amigos a quem nos agarramos!
    Um grande beijinho para ti e até breve.

    By Blogger Porquê?, at quinta-feira, outubro 06, 2005  

  • Olá Carlinha:
    Adoro fazer-te visitas neste cantinho.
    Esta historia é muito bonita.
    Tive amizades, que foram como o castelo na areia, mas felizmente consegui seguir em frente e reconstruir outras.
    Em relação ao meu casamento, esse penso que não é um castelo na areia, a sua construção tem sido feita na rocha e não na areia, espero que nenhuma onda o consiga deitar a baixo.
    Beijinhos
    Anita

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, outubro 07, 2005  

  • o importante é saber andar para a frente! e ter força para o fazer sozinho, se for preciso, mas acreditando sempre que haverá algures alguém para nos dar a mão.

    By Blogger maresia, at sábado, outubro 08, 2005  

  • Carlinha,
    Tudo o que é bom na vida tem um denominador comum... a amizade.
    O próprio amor que todos entendem como o sentimento por excelência, nada significa... nada dura... nada importa... nada nos marca... se não assentar numa verdadeira amizade.
    Para mim a paixão e o amor distinguem-se principalmente por esse factor... na paixão os sentimentos vivem-se com urgência e por isso são potencializados, porque não existe amizade... só instintos a satisfazer... egoísmo. No verdadeiro amor... já se conheceu o alvo do nosso desejo... não é novidade...e criamos com ela laços de amizade... já não pensamos na nossa felicidade... prazer ou realização... queremos que a pessoa amada seja feliz... por muito que isso nos magoe...
    Obrigada pelas tuas palavras que sempre me fazem pensar...
    Mil beijinhos

    By Blogger Visible Silence, at sábado, outubro 08, 2005  

  • Carlinha,
    Penso que devemos ter muito cuidado na nossa vida para não a passarmos a construir "castelos de areia". Independentemente de tudo temos que construir as coisas na nossa vida alicerçadas em bases sólidas para que não sejam fáceis de desmoronar. Claro que por vezes isso pode acontecer mesmo com bases bem sólidas. Aí pelo menos ficamos com a consciência tranquila e começamos a construir de novo, porque nunca se pode desistir.
    Mas o melhor é começar novamente a construir calmamente e com bases bem solidificadas para termos a certeza que vai perdurar no tempo.
    É assim em tudo... é assim na vida.
    Boa semana.
    Beijos.

    By Blogger Å®t Øf £övë, at terça-feira, outubro 18, 2005  

  • eu quero aprender a fazer castelo de areia

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, dezembro 31, 2008  

Enviar um comentário

<< Home