Pérolas de Sabedoria

sábado, outubro 01, 2005

O QUE LEVAMOS DESTA VIDA


Existem coisas pequenas e grandes, coisas que levaremos para o resto das nossas vidas. Talvez sejam poucas, quem sabe sejam muitas, depende de cada um, depende da vida que cada um de nós levou.
Levaremos lembranças, coisas que sempre serão inesquecíveis para nós, coisas que nos marcarão, que mexerão com a nossa existência em algum instante. Provavelmente iremos pela a vida fora, colecionando-as, colocando em ordem de grandeza cada detalhe que nos foi importante, cada momento que interferiu nos nossos dias, que deixou marcas, cada instante que foi cravado no nosso peito como uma tatuagem. Marcas, isso... serão marcas, umas mais profundas, outras superficiais porém com algum significado também. Serão detalhes que guardaremos dentro de nós e, que se contarmos a terceiros, talvez não tenham nenhuma importância, pois só nós saberemos o quanto foi incrível vivê-los.
Poderá ser uma música, quem sabe um livro, talvez uma poesia, uma carta, uma viagem, uma frase que alguém nos tenha dito num momento certo. Poderá ser um nascer do sol, um ramo de flores que se recebeu, um CD, um cartão de Natal, uma palavra amiga num momento preciso. Talvez venha a ser um sentimento que foi abandonado, uma decepção, a perda de alguém querido, um certo encontro casual, um desencontro propositado. Quem sabe uma amizade incomparável, um sonho que foi alcançado depois muita luta, ou um outro que deixou de exisitir ... por puro fracasso. Pode ser simplesmente um instante, um olhar, um sorriso, um perfume, um beijo.
Para o resto de nossas vidas levaremos pessoas guardadas dentro de nós. Umas porque nos dedicaram um carinho enorme, outras porque foram o objeto do nosso amor, ainda outras por nos terem magoado profundamente. Quem sabe haverá algumas que deixarão marcas profundas por terem sido tão rápidas nas nossas vidas e terem conseguido, ainda assim, plantar dentro de nós tanta coisa boa.
Lá para a frente é que poderemos realmente saber a qualidade de vida que tivemos, a quantidade de marcas que conseguimos carregar conosco e a riqueza que cada uma delas guardou dentro de si. Bem lá para a frente é que poderemos avaliar do que exatamente é que foi feita a nossa vida, se de amor ou de rancor, se de alegrias ou tristezas, se de vitórias ou derrotas, se de ilusões ou realidades.
Pensar que hoje é só o começo de tudo, e que se houver algo errado, ainda está em tempo de ser mudado, e que o resto de nossas vidas, de certa forma, ainda está em nossas mãos, deve ser o objectivo de nossas vidas.

Vocês fazem por ter uma boa qualidade de vida? Dão importância ao que é realmente importante? Já alguma vez pararam para apreciar a beleza de um pôr-do-sol? Ou vivem a vida a correr?

6 Comments:

  • Olá Carlinha:
    Mais um belo texto para alimentar a minha alma.
    Sim eu sou das pessoas que consegue ficar feliz com um por do sol, que é sempre magnifico, com um dia primaveril em pleno campo, ou o cheiro a terra molhada quando caiem as primeiras chuvas.
    Da minha vida tenho muitas recordações, na maior parte boas, e todas associadas ao amor, á amizade, quando começei a namorar com omeu marido, o nascimento da minha filha e outros pequenos gestos que ficam gravados no meu coração.
    Beijinhos
    Anita

    By Anonymous Anónimo, at domingo, outubro 02, 2005  

  • Carlinha
    Este texto mostra-nos bem como tantas coisas «pequenas» podem marar-nos de uma forma positiva ou negativa no percurso de nossas vidas.
    Nos meus já longos anos de vida tenho muitos momentos inesqueciveis e muitas marcas que o tempo não apagou.
    Hoje já não corro mais e páro para olhar o pôr do Sol, recordando os meus «bocadinhos» de vida.

    Boa semana
    Beijinhos

    By Blogger Lis57, at domingo, outubro 02, 2005  

  • Carlinha,
    Eu já carrego muitas marcas da vida, mas ainda bem que é assim, porque é sinal que tenho vivido a vida, que a minha vida não é cinzenta, mas sim bem preenchida.
    Guardo grandes recordações que são flashes que fazem parte da minha memória.
    É verdade que felizmente também guardo muitas pessoas dentro de mim, e são todas pessoas que deixam marcas profundas na minha vida, mas só de uma forma positiva, porque aquelas que me magoam profundamente, essas esqueço-as depressa, porque não lhes dou importância, limpo-as da minha vida... felizmente tenho essa capacidade.
    A minha vida é construida maioritáriamente por alegrias, vitórias e realidades.
    Eu sempre partilhei da ideia de que tenho a minha vida na minha mão, que cada passo que dou estou a condicionar quer pela positiva, quer pela negativa toda a minha vida daí para a frente. Ilude-se quem assim não pensa.
    Quanto à tua pergunta final, tenho que te dizer que não vivo a vida a correr e que aproveito bem cada bocadinho que ela me proporciona.
    E sim... já parei muitas vezes para ver o pôr-de-sol... são momentos unicos, momentos inesqueciveis... muitos desses momentos fazem parte dos flashes da minha vida que te falei atrás.
    Boa semana.
    Beijos.

    By Blogger Å®t Øf £övë, at segunda-feira, outubro 03, 2005  

  • Olá Carlinha,

    Realmente o tempo não é muito, mas de vez enquando parar para ver o pôr do sol, faz bem...
    De preferência semtado numa esplanada junto à praia e com uma boa companhia...

    By Blogger pensamentos, at segunda-feira, outubro 03, 2005  

  • Temos 24horas por dia para gozar desta vida: 8h das quais passamos a descansar e o restante para sobreviver neste mundo cruel.
    Só mesmo sendo positivos interiormente para apreciarmos tudo o que a vida tem de bom. Continua com estes textos fantásticos. Beijos

    By Blogger Pat, at terça-feira, outubro 04, 2005  

  • "Serão detalhes que guardaremos dentro de nós e, que se contarmos a terceiros, talvez não tenham nenhuma importância..." eu tenho muitos destes... que só eu consigo ver a sua importância e como interferiram na minha vida... uns pela negativa... outros (a maior parte, felizmente) pela positiva. Porque sou daquelas pessoas para quem os pequenos gestos, carinhos, momentos... assumem grande significado... talvez por isso me magoe tantas vezes, pois os outros não entendem do mesmo modo... achando que só os "grandes gestos" são significativos e têm valor...
    Pessoas... algumas guardarei para sempre no meu coração... marcaram (algumas ainda o fazem) a minha vida de uma forma tao positiva que os seus nomes, rostos, atitudes... me acompanharão toda a vida. As que me magoam profundamente...quem são??? Já nem me lembro...
    Alguns dos melhores momentos da minha vida, Carlinha, tiveram como espectadores privilegiados... o mar...o sol... o céu bordado de estrelas...
    Beijinhos e bom domingo

    By Blogger Visible Silence, at sábado, outubro 08, 2005  

Enviar um comentário

<< Home