Pérolas de Sabedoria

quinta-feira, outubro 20, 2005

ESCOLHAS


A vida atira-nos pedrinhas para nos alertar quanto às escolhas que fazemos. Tudo acontece de maneira subtil, por isso devemos estar atentos aos detalhes. Quando é preciso acordar, a vida atira-nos um tijolo. Existem pessoas que precisam receber torpedos.
Independente do grau e da complexidade dos acontecimentos, o que importa para nossa evolução é a aprendizagem que tiramos deles. Tudo acontece para pararmos, analisarmos e observarmos a lição daquele acontecimento. Por isso é preciso compreensão para saber e aceitar que erramos e que os outros também são passíveis a erros. Tanto as nossas vidas como a vida dos outros são feitas de escolhas. Escolhemos a todos os momento. E às vezes julgamos como sendo erradas algumas escolhas. Mas não são. Tratam-se apenas da vontade que tínhamos naquela ocasião e que agora pode não fazer mais sentido. Por isso o momento é para reflexão. E quando reflectimos, ao invés de julgar e colocar a culpa nos outros e nas coisas, crescemos. Afinal, quando se compreende o porquê e a razão do que nos aflige ou alegra é sinal de que aproveitamos com qualidade os momentos de aprendizagem que a vida nos presenteia.

Vocês costumam ter atenção aos detalhes que vos rodeiam? Ou são daqueles que precisam dos torpedos para acordar?

5 Comments:

  • Normalmente, sou uma pessoa atenta, por natureza! E bastante perspicaz!
    Mas, por vezes, é preciso vir uma dessas pedrinhas acordar-me. Principalmente, quando eu não quero que o sonho acabe! (sonho muitas vezes acordada!!!)
    Já tenho precisado de um tijolo, mas mais em relação às pessoas e às suas atitudes...
    Beijos grandes

    By Blogger Gina A., at quinta-feira, outubro 20, 2005  

  • Olá Carlinha

    Não sou uma pessoa demasiado atenta a tudo que me rodeia...mas o suficiente para nunca ter precisado de levar com um torpedo.
    Também nunca culpei ninguém sempre que fiz escolhas erradas, a não ser a mim própria.

    Um beijinho

    By Blogger Lis57, at quinta-feira, outubro 20, 2005  

  • Olá Carlinha:
    Não sou das pessoas mais atentas, mas consigo prestar atenção a todos os detalhes de cada vez que uma pedrinha ou um tijolo me vem acordar.
    Beijinhos
    Anita

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, outubro 21, 2005  

  • É impossivel estar atento a tudo, daí a importância de termos quem nos alerte para as pequenas coisas (e para as grandes, muitas vezes), antes que nos acertem em cheio na cabeça.
    Eu faço por estar atento, mas tenho as minhas cicatrizes na tola... e aprendi muito com elas.

    By Blogger Rui, at sexta-feira, outubro 21, 2005  

  • Querida Carlinha,
    Bem certo o que dizes...
    Basta um mau ajuizar dos nossos sentimentos e vontades num segundo e... toda a nossa vida se altera...
    Quando notamos o erro devemos fazer tudo para voltar aos carris desta longa via férrea que é a vida... assumindo nossos erros...
    Embora não pareça, eu sou uma pessoa muito atenta aos pormenores da vida... mas erro... sou humana... mas não tenho qualquer problema em assumir os meus erros... mesmo quando as pessoas que me rodeiam afirmam que a culpa não é minha...
    Vou tentando não errar...tudo fazer para saber que não podia fazer mais nada... que se a vida levou o rumo que eu não desejava... já nada dependia de mim...

    By Blogger Visible Silence, at sábado, outubro 22, 2005  

Enviar um comentário

<< Home