Pérolas de Sabedoria

domingo, outubro 16, 2005

PARTIDA E CHEGADA


Quando observamos, da praia, um veleiro a afastar-se da costa, navegando mar adentro, impelido pela brisa matinal, estamos diante de um espectáculo de beleza rara. O barco, impulsionado pela força dos ventos, vai ganhando o mar azul e parece-nos cada vez menor. Não demora muito e só podemos contemplar um pequeno ponto branco na linha remota e indecisa, onde o mar e o céu se encontram. Quem observa o veleiro desaparecer na linha do horizonte, certamente exclamará: "já se foi". Terá desaparecido? Evaporado? Não, certamente. Apenas o perdemos de vista. O barco continua do mesmo tamanho e com a mesma capacidade que tinha quando estava próximo de nós. Continua tão capaz quanto antes de levar ao porto de destino as cargas recebidas. O veleiro não se evaporou, apenas não o podemos mais ver. Mas ele continua o mesmo. E talvez, no exacto instante em que alguém diz: "já se foi", haverá outras vozes, mais além, a afirmar: "lá vem o veleiro". Assim é a morte. Quando o veleiro parte, levando a preciosa carga de um amor que nos foi caro, e o vemos desaparecer na linha que separa o visível do invisível dizemos: "já se foi". Terá desaparecido? Evaporado? Não, certamente. Apenas o perdemos de vista. O ser que amamos continua o mesmo. Sua capacidade mental não se perdeu. Suas conquistas seguem intactas, da mesma forma que quando estava ao nosso lado. Conserva o mesmo afecto que nutria por nós. Nada se perde, a não ser o corpo físico de que não mais necessita no outro lado. E é assim que, no mesmo instante em que dizemos: "já se foi", no mais além, outro alguém dirá feliz: "já está chegando". Chegou ao destino levando consigo as aquisições feitas durante a viagem terrena. A vida jamais se interrompe, nem oferece mudanças espetaculares, pois a natureza não dá saltos. Cada um leva sua carga de vícios e virtudes, de afectos e desafectos, até que se resolva por desfazer-se do que julgar desnecessário.

A vida é feita de partidas e chegadas. De idas e vindas. Assim, o que para uns parece ser a partida, para outros é a chegada. Um dia partimos do mundo espiritual na direcção do mundo físico; noutro partimos daqui para o espiritual, num constante ir e vir, como viajantes da imortalidade que somos todos nós.

4 Comments:

  • E o mais importante é encontrar o equilibrio, e mesmo que a direcção não esteja certa é sempre melhor que ficar parada.

    Beijinhos Tânia

    By Blogger amiguita, at segunda-feira, outubro 17, 2005  

  • Olá Carlinha:
    Tens razão a vida é mesmo feita de partidas e chegadas mas nós não temos muita facilidade de lidar com as partidas.

    Beijinhos
    Anita

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, outubro 21, 2005  

  • Carlinha,
    O ser humano não lida bem com as partidas das pessoas que ama... nem em vida nem por morte...
    Mas acredito como tu que as pessoas que amamos só partem fisicamente pois o restante... embora invisivel... está sempre junto a nós...
    Beijinhos

    By Blogger Visible Silence, at sábado, outubro 22, 2005  

  • Carlinha,
    O grande mistério afinal é que nunca saberemos quando iremos desaparecer no horizonte, muito menos os nossos amigos, nem mesmo aqueles que estão ao nosso lado.
    Eu penso que quando desaparecer no horizonte sentirei saudades. Acredito que sim.
    Separar-me de alguns amigos que fiz será no minimo doloroso, e deixar os filhos continuarem sem mim será muito triste.
    E que quando chegar a hora de desaparecer no horizonte, o meu lugar vazio deixe saudades e boas recordações para aqueles que por cá continuarem.
    Bom feriado.
    Beijinhos.

    By Blogger Å®t Øf £övë, at terça-feira, novembro 01, 2005  

Enviar um comentário

<< Home