PACIÊNCIA
Um velho sábio, tido como mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário. Uma tarde, um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiar o mestre da paciência. O velho aceitou o desafio e o homem começou a insultá-lo. Chegou a atirar algumas pedras, cuspiu na sua direção e gritou todos os tipos de insultos. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o homem deu-se por vencido e retirou-se. Impressionados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade. O mestre então perguntou: "Se alguém chega até vocês com um presente, e vocês não o aceitam, a quem pertence o presente?"
"A quem tentou entregá-lo", respondeu um dos discípulos. " O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceites, continuam a pertencer a quem os carregava consigo. A nossa paz interior depende exclusivamente de nós mesmos. As pessoas não nos podem tirar a calma. Só nós o permitirmos..."
E vocês, controlam a vossa paz interior, não respondem a provocações? Sabem aceitar só o que de bom vos dão e deixar de lado os maus sentimentos? Conseguem que a paz do luar invada o vosso coração?
8 Comments:
Não, não e não...definitivamente tenho pouca paciência e sou muito impulsiva...mas tenho uma coisa boa : adimito quando erro e sei pedir desculpa quando necessário.
By Pat, at segunda-feira, outubro 10, 2005
Que grande lição de vida!
Por vezes é difícil aceitar tudo assim com tanta calma e tolerância... faço das palavras da Pat as minhas...
Mas tento sempre fazer um esforço para atenuar essa impulsividade!
Beijosss
(Carlinha, espero que não leves a mal, mas gostei tanto desta história que vou copiá-la e um destes dias coloco no meu blog, para poder ir lendo de vez em quando... se te importares, por favor, diz-me!)
By Gina A., at terça-feira, outubro 11, 2005
Olá carlinha,
Nem sempre é possivel não responder a provocações, mas consigo ter uma grande paz, por ex. ao luar...
beijinhos e boa semana
By pensamentos, at quarta-feira, outubro 12, 2005
Eu ? hahaha claro que não é que sou mesmo a pessoa que a 1.ª não ouvi bem, à 2.ª já estou a matar, tento sempre melhorar, é me mesmo muito dificil.
Beijinhos Tânia
By amiguita, at sexta-feira, outubro 14, 2005
Carlinha,
Palavras bem certas... porém não são fáceis de pôr em practica...
E eu até sou conhecida pela minha paciência... mas há provocações e... provocações...
Apesar de tudo tenho mais paciência para os insultos ditos frente a frente do que para os ditos sob máscaras de bondade...
Para mim o pior insulto é a mentira... chamem-me tudo mas burra, tótó...é que não... pois não sou mesmo... mas ás vezes dá jeito parecer :):)
Beijinhos
By Visible Silence, at sábado, outubro 22, 2005
Carlinha,
Gostava que passasses lá no "ATORDOADAS" para "comeres" uma fatia de bolo pelo 1º aniversário.
Beijos.
By Å®t Øf £övë, at quarta-feira, outubro 26, 2005
nada pode nós atingi.nem mesmo uma doença por mas graver que seja é só não aceitamos,quando pensamos positivo nada de mal pode nós atingi.
By Anónimo, at quarta-feira, dezembro 29, 2010
nada pode nós atingi.nem mesmo uma doênça por mas graver que seja é só não aceitamos,não dezistimos.
By Matheus Gomes, at quarta-feira, dezembro 29, 2010
Enviar um comentário
<< Home