Pérolas de Sabedoria

segunda-feira, outubro 10, 2005

PACIÊNCIA


Um velho sábio, tido como mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário. Uma tarde, um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiar o mestre da paciência. O velho aceitou o desafio e o homem começou a insultá-lo. Chegou a atirar algumas pedras, cuspiu na sua direção e gritou todos os tipos de insultos. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o homem deu-se por vencido e retirou-se. Impressionados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade. O mestre então perguntou: "Se alguém chega até vocês com um presente, e vocês não o aceitam, a quem pertence o presente?"
"A quem tentou entregá-lo", respondeu um dos discípulos. " O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceites, continuam a pertencer a quem os carregava consigo. A nossa paz interior depende exclusivamente de nós mesmos. As pessoas não nos podem tirar a calma. Só nós o permitirmos..."

E vocês, controlam a vossa paz interior, não respondem a provocações? Sabem aceitar só o que de bom vos dão e deixar de lado os maus sentimentos? Conseguem que a paz do luar invada o vosso coração?

8 Comments:

  • Não, não e não...definitivamente tenho pouca paciência e sou muito impulsiva...mas tenho uma coisa boa : adimito quando erro e sei pedir desculpa quando necessário.

    By Blogger Pat, at segunda-feira, outubro 10, 2005  

  • Que grande lição de vida!
    Por vezes é difícil aceitar tudo assim com tanta calma e tolerância... faço das palavras da Pat as minhas...
    Mas tento sempre fazer um esforço para atenuar essa impulsividade!
    Beijosss


    (Carlinha, espero que não leves a mal, mas gostei tanto desta história que vou copiá-la e um destes dias coloco no meu blog, para poder ir lendo de vez em quando... se te importares, por favor, diz-me!)

    By Blogger Gina A., at terça-feira, outubro 11, 2005  

  • Olá carlinha,

    Nem sempre é possivel não responder a provocações, mas consigo ter uma grande paz, por ex. ao luar...

    beijinhos e boa semana

    By Blogger pensamentos, at quarta-feira, outubro 12, 2005  

  • Eu ? hahaha claro que não é que sou mesmo a pessoa que a 1.ª não ouvi bem, à 2.ª já estou a matar, tento sempre melhorar, é me mesmo muito dificil.

    Beijinhos Tânia

    By Blogger amiguita, at sexta-feira, outubro 14, 2005  

  • Carlinha,
    Palavras bem certas... porém não são fáceis de pôr em practica...
    E eu até sou conhecida pela minha paciência... mas há provocações e... provocações...
    Apesar de tudo tenho mais paciência para os insultos ditos frente a frente do que para os ditos sob máscaras de bondade...
    Para mim o pior insulto é a mentira... chamem-me tudo mas burra, tótó...é que não... pois não sou mesmo... mas ás vezes dá jeito parecer :):)
    Beijinhos

    By Blogger Visible Silence, at sábado, outubro 22, 2005  

  • Carlinha,
    Gostava que passasses lá no "ATORDOADAS" para "comeres" uma fatia de bolo pelo 1º aniversário.
    Beijos.

    By Blogger Å®t Øf £övë, at quarta-feira, outubro 26, 2005  

  • nada pode nós atingi.nem mesmo uma doença por mas graver que seja é só não aceitamos,quando pensamos positivo nada de mal pode nós atingi.

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, dezembro 29, 2010  

  • nada pode nós atingi.nem mesmo uma doênça por mas graver que seja é só não aceitamos,não dezistimos.

    By Blogger Matheus Gomes, at quarta-feira, dezembro 29, 2010  

Enviar um comentário

<< Home