Pérolas de Sabedoria

quinta-feira, novembro 03, 2005

CICATRIZES


Havia um menino que tinha um mau temperamento. O pai deu-lhe um saco de pregos e disse-lhe que cada vez que ele perdesse a calma, deveria pregar um prego na cerca. No primeiro dia, o menino pregou 17. Nas semanas seguintes, como ele aprendeu a controlar o seu temperamento, o número diminuiu consideravelmente... Ele descobriu que era mais fácil segurar-se do que pregar aqueles pregos na cerca.
Finalmente chegou o dia em que o menino não perdeu a calma em nenhum momento. Ele então falou com o seu pai sobre isso e o pai sugeriu que o menino tirásse da cerca um prego por dia se ele não perdesse a calma. Os dias passaram e o menino, então, estava finalmente pronto para dizer ao pai que tinha retirado todos os pregos da cerca.
O pai, então, pegou-lhe pela mão e foram até a cerca onde lhe disse: "fizeste muito bem meu filho, mas olha só os buracos que restaram na cerca. A cerca nunca mais será a mesma! Quando falas algumas coisas com raiva, elas deixam cicatrizes como estás aqui a ver. Podes enfiar uma faca nalguém e retirá-la. Não importa quantas vezes peças desculpas, a ferida ainda está lá. Um ferimento verbal é a mesma coisa que um físico, embora as palavras possam cair no esquecimento, as marcas deixadas pelo significado são para sempre.

Devemos por isso dar a mão aos que amamos em vez de magoar. Nunca nos deveríamos esquecer que as cicatrizes ficam, perdoam-se mas não se esquecem.
Todos nós já fomos magoados e já magoamos, mas nunca é tarde para nos consciencializarmos que a vida em harmonia é muito mais valiosa.
Ouvi uma vez uma frase que dizia "Só se ri da cicatriz quem nunca foi ferido". E é bem verdade.
O que pensam vocês?

7 Comments:

  • É muito difícil ter a cerca sem pregos e sem buracos, o nosso esforço deve ser no sentido de não deixar que um momento de raiva não deixe marcas, principalmente naqueles que mais amamos, que também são muitas vezes aqueles a quem nos atrevemos ir mais longe.
    Tentarei pensar mais vezes na cerca esburacada.

    By Blogger Jane & Cia, at terça-feira, novembro 08, 2005  

  • Penso que não deve existir ninguém sem ter pelo menos uma cicatriz, pois elas ficam para sempre. Podemos perdoar a quem nos feriu, mas.....ficamos sempre com essa marca. Infelizmente ferimos quase sempre quem mais amamos, por isso deveriamos pensar melhor antes de agirmos ou falarmos.

    Parabéns pela escolha dos textos.

    Beijinhos

    By Blogger Lis57, at quarta-feira, novembro 09, 2005  

  • Olá Carlinha:
    Mais 2 historias fantasticas e cheias de beleza.
    Eu penso que não existe ninguem sem cicatrizes, sei que provavelmente já fiz algumas, mas tambem já me fizeram bastantes. Deveriamos pensar muito bem antes de ferir alguem.
    As cicatrizes tambem tem um lado positivo, ajudam-nos a crescer e a ganhar escudos.
    Beijinhos
    Anita

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, novembro 09, 2005  

  • Olá Carlinha,
    mais um lindo texto!
    Quando somos magoados por alguém podemos até perdoar mas esquecer.... é difícil!
    O melhor mesmo é não magoarmos ninguém nem sermos magoados!!!
    Um beijinho

    By Blogger Porquê?, at quarta-feira, novembro 09, 2005  

  • Cicatrizes... quem não as tem??? Quem nunca as provocou???
    E tal como já aqui foi dito, infelizmente ferimos quase sempre as pessoas que mais amamos...
    Todos nós sabemos a teoria dos sentimentos... mas é-nos complicado aplicá-las na vida real... irónico não????
    Por isso´são tão importantes textos como estes... sempre que os lemos relembramos que os dev´8iamos pôr em prática... como se costuma dizer "água mole em pedra dura tanto bate até que fura"... pode ser que a insistência resulte. :):)
    Mil beijinhos

    By Blogger Visible Silence, at quinta-feira, novembro 10, 2005  

  • Olá Carlinha,

    Deixas por aqui mais uma bela perola da tua sabedoria...

    Beijinhos

    By Blogger pensamentos, at quinta-feira, novembro 10, 2005  

  • Olha, eu penso que também tenho que controlar o meu temperamento, pois como sou muito impulsiva, por vezes, digo coisas que, embora até sejam verdade, não devia dizê-las. Mas é muito difícil e, para mim, é uma luta constante...
    No entanto, sinto que a minha cerca já não tem tantos pregos!
    Beijos

    By Blogger Gina A., at sexta-feira, novembro 11, 2005  

Enviar um comentário

<< Home